Livro organizado por pesquisadores do ProFut-UFSCar é vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024

No dia 06 de agosto de 2024, o livro "Do futebol moderno aos futebóis transmodernos", organizado pelo coordenador do ProFut, professor Osmar Moreira de Souza Júnior e pelos pesquisadores do grupo, Ricardo Souza de Carvalho e Denis Prado, venceu o Prêmio Jabuti Acadêmico na categoria "Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional".

Premio Jabuti e livro

O Prêmio Jabuti, instituído em 1958 , destaca-se como a maior distinção literária no Brasil. Idealizado pela Câmara Brasileira do Livro, o prêmio é uma celebração anual que busca reconhecer e homenagear notáveis contribuições literárias. O nome "Jabuti" foi escolhido em alusão à emblemática tartaruga presente na obra de Monteiro Lobato, simbolizando a tenacidade e a capacidade de superação de obstáculos — uma representação à altura da riqueza e diversidade da cultura e literatura brasileira. O Prêmio Jabuti Acadêmico foi instituído em 2024 e preenche uma lacuna essencial, dando destaque ao mérito das obras que ultrapassam as fronteiras do campo literário tradicional, ao reconhecer e premiar os esforços de autores e editores dedicados à produção científica e acadêmica.

Prêmio Jabuti (Osmar-Denis-Wilson)

Professor Osmar, Denis (organizadores) e Wilson (EdUFSCar)

O livro organizado por Osmar, Ricardo e Denis está estruturado em três seções, nas quais distribuem-se 26 capítulos escritos por 40 autores e autoras. A obra trata de forma crítica o futebol moderno (capitalista, machista e racista) e reconhece, valoriza e abre espaço para os futebóis transmodernos, os quais englobam as formas de futebol que sobrevivem à margem da modernidade, tais como os futebóis das mulheres, indígenas, pessoas com deficiências e da população LGBTQIAPN+.
O livro "Do futebol moderno aos futebóis transmodernos" pode ser adquirido na editora EdUFSCar.