Futebol e gênero

O grupo de estudos ProFut, de maneira geral, busca olhar para o futebol com as lentes das Ciências Humanas. Diante disso, surgem diversas possibilidades de diálogo, sendo uma delas “futebol e gênero”. Essa linha busca romper com as barreiras de gênero culturalmente construídas em um cenário que é de dominação masculina e ao tratarmos sobre essas questões emergem múltiplas discussões, pontos de vista e olhares.

A luta de mulheres por espaços legítimos de atuação seja no esporte, na política, na profissão, ou em qualquer outro setor é extenuante e longa. Entendemos que destinar um campo de pesquisa para tratar do tema é fundamental e faz-se necessário na busca por equalizar tamanhas desigualdades de direitos às quais são diariamente submetidas, pois estudos e reflexões são alimentos transformadores de realidades sociais. Assim, este espaço é destinado a reflexão em torno do cenário que envolve o futebol praticado por mulheres, compreende pesquisas, produções científicas, entrevistas e demais materiais que possam contribuir para o desenvolvimento do tema.

Além do futebol praticado por mulheres, nós do ProFut buscamos trabalhar, dentro deste campo dos estudos de gênero, em uma perspectiva que abrange as expressões de masculinidades e feminilidades no futebol e outros aspectos relacionados ao campo de estudos que engloba corpo, gênero e sexualidade, em diferentes cenários tais como a escola, o lazer e o esporte de alto rendimento.

Produções vinculadas ao ProFut e seus membros:

Co-educação, futebol e educação física escolar (Osmar Moreira de Souza Junior)

Futebol como projeto profissional de mulheres: interpretações da busca pela legitimidade (Osmar Moreira de Souza Junior)

O machismo entra em campo: Laura, a menina proibida de jogar futebol com os meninos (Osmar Moreira de Souza Junior; Ana Claudia Bianconi)