Futebol escolar

Diante das inúmeras possibilidades de estudarmos o nosso tão amado e cultuado Futebol, o Profut te convida a refletir sobre uma questão importante, é possível que o Futebol seja objeto de estudo quando inserido no contexto escolar? Bom, você deve estar refletindo que possível é, no entanto, nós do Profut vamos provocar mais uma vez: se o Futebol pode ser objeto de estudo no contexto escolar, então o que um/a estudante deve aprender sobre futebol na escola?

Frente a essas provocações, resolvemos elencar aqui alguns pontos que consideramos fundamentais para as/os alunas/os aprenderem sobre o Futebol na Educação Básica e no Ensino Superior de forma tematizada por meio da área de Educação Física ou de outras áreas de conhecimento:

- Aprender tanto sobre a lógica interna, quanto a lógica externa do Futebol;

- Compreender o Futebol como um fenômeno cultural;

- Saber relacionar de forma transversal o Futebol com as grandes questões sociais e contemporâneas do Brasil;

- Discutir o Futebol em suas múltiplas variações (no videogame; de botão; de rua; de mulheres; callejero; indígena; de areia; entre outros);

- Perceber o Futebol na sua comunidade, na sua região, no Brasil e no Mundo;

- Construir seus próprios eventos de Futebol, baseados nas demandas e no filtro escolar;

- Debater os fatos, a evolução histórica e conceitos relevantes para o entendimento do Futebol;

- Experimentar o Futebol, buscando uma experiência positiva com a lógica interna do esporte;

- Valorizar e respeitar as tradições, os mitos e os ritos que envolvem o Futebol;

- Diferenciar a dimensão sociológica, antropológica e psicológica que envolve a prática, o sentimento e entendimento sobre o Futebol;

- Promover experiências colaborativas e afirmativas por meio do Futebol.

Como pudemos ver, o Futebol na escola deve ser diversificado e os pressupostos escolares nos permitem abordar elementos contextualizantes que estão para além das quatro linhas.

Mas vamos voltar à questão que desencadeou nosso diálogo, é possível que o Futebol seja objeto de estudo quando inserido no contexto escolar? Sim, muito possível e vamos além. O Futebol como elemento de estudo é tão multifacetado quanto as suas abordagens de ensino no meio escolar. Cada item citado anteriormente, pode ser trabalhado tanto como objeto de estudo, como também, como possibilidades pedagógicas dentro de uma unidade didática na Educação Física Escolar.

Por qual razão estamos estabelecendo esta gama de proposições para o ensino do Futebol na escola? Observamos que é por meio de uma prática corporal tão presente tanto nas comunidades, amplamente disseminada pelas várias mídias e muito recorrente no ambiente escolar que precisamos afirmar que modelo de Educação Física e prática de ensino desejamos.

Você que está pensando em como abordar o futebol em suas aulas na escola e ou transformar esse elemento da cultura corporal de movimento em objeto de estudo escolar, fique tranquila/o, o futebol na escola é vasto e carece de pesquisadoras/es que se apaixonem  pelo futebol escolar e aproximem a teoria da pratica educacional, seja na Educação Básica quanto no Ensino Superior.

Alguns estudos desenvolvidos por integrantes do ProFut que abordam o futebol no cenário escolar podem ser acessados nos links a seguir:

Futebol na escola: uma proposta além do jogo (pdf)  – Raquel Fantinelli Munhoz

O ensino dos saberes conceituais críticos do futebol entre jovens estudantes do ensino médio nas aulas de educação física (pdf) –Bruno Martins Ferreira

Metodologia de ensino do futsal na Educação Física escolar: uma proposta baseada nos jogos táticos por compreensão (pdf) - Edilson Mdeiros de Oliveira