Fútbol callejero
Considerando a emergência do Fútbol Callejero como prática da Educação Popular em especial em países da América Latina, a presente linha de pesquisa tem por objetivo analisar os processos educativos decorrentes da intervenção com o Fútbol Callejero em espaços formais e não formais de educação, utilizando o esporte mais popular do mundo como um meio de garantir os direitos e desenvolver o protagonismo dos jovens. A proposta do Fútbol Callejero nasceu na Argentina, com a ideia de ampliar o espaço de diálogo entre jovens argentinos de comunidades com alto índice de violência, fazendo do popular esporte uma eficiente estratégia de transformação social e formação de lideranças juvenis.
Diferente do Futebol que estamos acostumados a jogar, no Callejero a partida é realizada em três tempos, sem a presença de árbitro (contando apenas com a figura do mediador), as equipes necessariamente mistas e os três pilares (respeito, solidariedade e cooperação) que permeiam toda a prática. O ProFut tem se destacado pelo protagonismo na produção de conhecimento relacionado a esta metodologia, conforme é possível observar pelos textos disponíveis nos links a seguir:
Fútbol Callejero: o jogo como espaço de formação para o diálogo
Maurício Mendes Belmonte, Osmar Moreira Souza Junior, Mariana Zuaneti Martins
Osmar Moreira de Souza Junior, Mariana Zuaneti Martins, Maurício Mendes Belmonte
Fútbol Callejero: desafios e potencialidades de uma metodologia para a Educação Popular
Maurício Mendes Belmonte, Mariana Zuaneti Martins, Osmar Moreira de Souza Junior
Quando as meninas tomam a rua: relações de gênero no Fútbol Callejero
Mariana Zuaneti Martins, Osmar Moreira de Souza Junior, Maurício Mendes Belmonte
Fútbol Callejero: da sua historicidade à potencialidade para ser mais:
Maurício Mendes Belmonte, Osmar Moreira de Souza Junior
Fútbol Callejero: um olhar para os processos educativos
Nathan Raphael Varotto, Osmar Moreira Souza Junior
Tiago Grifoni
Participação das meninas no Fútbol Callejero: intervenção na Educação Física Escolar
Maria Carolina Derencio, Tiago Grifoni, Nathan Raphael Varotto
Reflexões sobre a prática docente no Ensino Fundamental: analisando uma unidade didática com o Fútbol Callejero
Tiago Grifoni, Osmar Moreira de Souza Júnior