Pedagogia do futebol

O futebol para a sociedade brasileira representa muito mais do que uma simples prática esportiva, possuindo grande relevância social, cultural, histórica e acadêmica. Esta é consumida, comentada, discutida, estudada e ensinada cotidianamente em programas televisivos, jornais, mídias digitais e no ambiente escolar/acadêmico.

No que se refere à prática desta modalidade, ela é jogada nos mais distintos e longínquos lugares (ruas, praças, escolinhas de futebol, escolas, praias etc.) do país por pessoas de diversas características, e de distintas maneiras (futebol de rua, futsal, futebol de areia, futebol soçaite, futsal etc.). Nós do ProFut assumimos o futebol como uma categoria ampla que abrange todas estas outras manifestações que poderíamos chamar de futebóis.

Com relação ao ensino formal do futebol, esta modalidade vem sendo ensinada sob diferentes metodologias pelo(a)s professore(a)s e treinadore(a)s nos clubes, escolinhas de futebol e no ambiente escolar através da Educação Física.

Diante deste cenário, o ProFut se propõe a pesquisar estas diversas metodologias de ensino do futebol. Nesse sentido, se objetiva compreender as principais características dos inúmeros métodos de ensino encontrados na literatura da área (Jogos Táticos para Compreensão, Jogos Situacionais, Teaching Games for Understanding (TGFU), Sport Educacion, Metodologia Callejera etc.).

Acreditamos que o estudo destas metodologias é de suma importância para que professore(a)s e treinadore(a)s possam proporcionar um ensino de excelência do futebol em qualquer ambiente de ensino.