Jogando futebol no Mestrado ProEF

No primeiro semestre de 2020, boas notícias aconteceram no mundo acadêmico para alimentar de esperança o futuro da educação brasileira. As primeiras defesas das dissertações do inovador Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF, começaram a se tornar realidade, e desse grande acontecimento a Academia ProFut/UFSCar não poderia ficar de fora.
Os trabalhos de conclusão de curso dos professores-pesquisadores Edilson Medeiros da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Tiago Grifoni da Universidade Federal de São Carlos e Marcos Leiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, participantes da Academia ProFut/UFSCar estão entre os estudos apresentados e aprovados, garantindo-lhes o honroso título de Mestre em Educação Física. Alinhadas à proposta da Academia ProFut/UFSCar, as três pesquisas versaram sobre o futebol no contexto escolar. Edilson Medeiros contemplou a metodologia de ensino do futsal na Educação Física escolar baseada nos jogos táticos por compreensão; Tiago Grifoni ancorou-se na metodologia Callejera com alunas/os do ensino fundamental; e Marcos Leiva relatou uma experiência com um projeto de futebol de meninas, trazendo para o debate as questões de gênero e o esporte escolar.
A diversidade de possibilidades desenvolvidas, em conjunto com as novas perspectivas que afloraram e foram compartilhadas com as pesquisas, desvelam o futebol como espaço-tempo fértil para boas discussões e reflexões acerca das propostas renovadoras para Educação Física e esporte escolar.
Parabéns aos mais novos Mestres e a todas/os que contribuíram para realização desse sonho coletivo!
Equipe Academia ProFut/UFSCar